Você já pensou em fazer um ensaio de família?
Oi, tudo bem? Olha eu aqui de novo. Eu tava sumido sim, faz bastante tempo que eu não escrevo mas o assunto de hoje é muito legal e importante. Se puder, leia até o final. Vai ser bom.
Essa semana tive duas experiências diferentes que me deram a mesma vontade de escrever uma postagem relacionado ao tema ensaio de família. Sou cristão protestante e na igreja onde congrego faço um trabalho voluntário no intuito de preservar momentos que entrarão para a história dela. No último domingo haveria um musical dos adolescentes chamado "Adolesantos na Máquina do Tempo". Pela proposta do musical eu já sabia que seria algo muito emocionante, não apenas para os pais dos adolescentes participantes como para outras pessoas que relembrariam através de fotos, vídeos e músicas momentos que marcaram diversas décadas da história da igreja e de suas próprias histórias. Nisto, uma mãe me pediu que, caso eu pudesse, eu tirasse bastantes fotos da filha dela e se mostrou bastante disposta a pagar pelas fotos. Como somos amigos eu brinquei com ela e a chamei de mamãe coruja. Ela me respondeu dizendo que o tempo estava passando e sua filha estava crescendo e que ela queria guardar estes momentos para a memória pois chegaria a hora que ela sairia de casa para viver a própria vida, ou seja, a ordem natural das coisas. Sabendo que eu tenho uma filha de dois anos ela me disse assim: "Aproveite bastante sua filha em cada fase pois o tempo passa muito rápido e quando você se der conta, ela já será uma moça!". Eu que estava brincando com ela fiquei sério e me pus a pensar. Percebendo ela me disse: "Acho que agora você conseguiu me entender". De fato, eu entendi e refleti.
Um outro momento foi quando uma mãe me pediu um orçamento para a festa infantil de seu filho pequeno. No intuito de conhecer melhor o perfil dela e o que ela procurava, enviei um questionário para que ela preenchesse algumas informações. Uma das perguntas era se haveria making of e ela falou que estava interessada. Respondi que achei atípico making of para uma festa infantil pois geralmente este tipo de fotos é para eventos como festas de 15 anos ou casamentos em que há um momento de preparação mais requintado. Conversando com ela, pude perceber que ela tinha interesse em fazer algo semelhante ao que eu defino como fotografia documental. Fotos espontâneas de momentos antes da festa envolvendo a família. Além disso, ela disse que, com certeza, iria querer um álbum pois no outro aniversário ela não fez e sentiu falta.
Imagem meramente ilustrativa
É bem verdade que hoje em dia as fotografias estão em todo lugar mas um álbum, um fotolivro ou fotos impressas tem o seu valor, não acham? O sentimento de pegar e examinar detalhadamente aquele momento em suas mãos... sem dúvida é um dos pequenos prazeres da vida mas que PRECISAM ser valorizados.
O tempo vai... mas não volta. Por isso eu sugiro que você faça SIM um ensaio com a sua família reunida. Ela é seu esteio, é onde você tem pessoas que realmente te amam com profundidade e estão com você em todos os momentos, sejam eles tristes ou felizes, prontas para te abraçar, beijar e reconhecer cada conquista sua, por menor que ela pareça ser. Valorize a família, tire fotos, revele e se puder, faça um quadro bem grande pra colocar bem na parede da sala e lembrar sempre daquelas pessoas que te amam, até porque, haverá um dia, todos irão embora, e que, quando este dia chegar, que pelo menos as boas lembranças fiquem.
Valorize sua família, ela é uma bênção de Deus para você.
"Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos. "
Provérbios 17:6
Rafael Naso