Não é só apertar um botão
Se tem uma coisa que um fotógrafo ama é perceber que a sua fotografia conseguiu transpor as barreiras e tocar na alma de uma pessoa. Isso aconteceu comigo. No último domingo, 15/04/2018, enquanto eu fotografava o primeiro dia do Aviva, percebi um olhar singelo, inocente e verdadeiro de uma criança olhando fixamente a movimentação dos músicos após terminarem de tocar, como se demonstrasse uma grande admiração, sem expressar nada com palavras. Enquanto isso, seu pai olhava fascinado e cheio de orgulho. Imediatamente pensei: "Isso merece uma foto", e assim o fiz.
No dia seguinte, enviei uma foto da foto por WhatsApp para o pai, meu amigo Diego Torres e, mais tarde, ao acessar o meu Facebook, vi aquela foto novamente, com uma declaração apaixonada de amor de um pai por seu filho, que dizia o seguinte:
"Que eu possa ser apenas um coadjuvante na tua vida, filho. Que o Senhor seja o protagonista maior em todas as suas decisões sempre. Estarei, enquanto eu viver, por perto com a missão de ensinar, cuidar e proteger você." Não é uma declaração linda? Sobre a foto, era esta aqui em baixo:
Fiquei feliz ao ver os comentários, onde as pessoas elogiavam não apenas as palavras do Diego como também a imagem que fiz. Aquilo também tocou o meu coração. Me senti na obrigação de deixar o meu comentário, que dizia:
"Diego, fiquei muito feliz de ver que a fotografia que fiz de forma tão despretensiosa tenha te causado tamanha emoção. Não é que fiz de qualquer maneira, só não esperava fazê-la. Eu vi essa foto antes de fazê-la e é isso que faz a diferença. Não é só apertar um botão. A fotografia nasce na cabeça e não no dedo. Obrigado, amigo."
Há pessoas que acham que fazer fotografia é só apertar um botão e que a máquina faz toda a diferença e acabam não dando o devido crédito a quem a fez. A verdade é que, quando pegam uma máquina, não conseguem nem fazer o foco (automático) direito. A fotografia é uma arte que envolve estudo das técnicas e sensibilidade nas composições, assim como a música, por exemplo. Para mim, na qualidade de artista, é uma sensação muito boa quando tenho o reconhecimento das pessoas de maneira espontânea. Isso me mostra que estou no caminho certo.
E você, o que achou da foto? Gostou? Espero que sim! Deixe aqui o seu comentário. Terei o maior prazer de lê-lo e de respondê-lo.
Um grande abraço, galera!