Uma visita a Santo Antônio de Lisboa
Em uma breve visita à cidade de Florianópolis, tive a oportunidade de conhecer um local fascinante, esse lugar é o distrito histórico de Santo Antônio de Lisboa.
UM POUCO DE HISTÓRIA
De acordo com uma placa localizada na Praça Roldão da Rocha Pires, feita se azulejos portugueses, conhecemos um pouco da história do lugar. A placa diz:
“Em 11 de janeiro de 1698 foram concedidas as primeiras sesmarias desta terra ao padre Matheus de Leão e a algumas famílias portuguesas.
Em 1748 vieram os açorianos em grande número para ocupar e garantir o território.
Foi elevada à categoria de Freguesia, por D. João V, em 27 de abril de 1750 com o nome de Nossa Senhora das Necessidades da Praia Comprida.
Em 1948 recebeu o nome atual, Santo Antônio de Lisboa.
Sua riqueza cultural é o resultado da vida, trabalho e costumes dos carijós, portugueses, africanos e tantos outros mais que, até hoje, aqui constroem um modo de vida simples, fraterno e hospitaleiro.
Seja Bem Vindo“
LOCALIZAÇÃO
Santo Antônio de Lisboa está localizo a 15 Km ao noroeste do centro da ilha de Florianópolis. Para chegar, você deve pegar a Rodovia SC-401. Uma das coisas que facilitou muito a nossa vida nessa viagem foi o fato de alugarmos um carro, o que facilitou muito as nossas andanças por Florianópolis.
Aliás, devido ao ótimo atendimento e uma promoção de upgrade de categoria que me deixou bastante feliz pois pegamos um carro melhor do que o contratado, fica aqui a minha indicação da Localiza/Hertz.
CULTURA
O vilarejo te permite fazer uma viagem no tempo e uma imersão na cultura de Portugal, especialmente da região da Ilha dos Açores devido à sua influência direta em sua construção e desenvolvimento ao longo do tempo.
As paredes e muros das casas são marcadas pelo contraste de cores que dá ao lugar um ar bem vivo.
O lugar é marcado pelo artesanato, bonecas namoradeiras por várias janelas, várias lojinhas com esculturas feitas a mão e pinturas bem coloridas.
Como quando fomos era um domingo, podemos ver também a Feira das Alfaias, também conhecida como Feirinha de Santo Antônio de Lisboa onde vários artistas da região vendem artigos como peças em crochê, bonecas de pano, quadros, roupas, produtos de higiene artesanais como sabonetes veganos entre outras peças de artesanato. Esta feira ocorre, na baixa temporada, aos sábados (das 14:00 às 20:00 horas), domingos (das 14:00 às 19:00 horas). Na alta temporada os horários aos sábados, domingos e feriados são das 15:00 às 21:00 horas.
Aliás, falando da Praça Roldão da Rocha Pires, aqui vão alguns fatos relevantes sobre ela. A Praça foi a primeira rua calçada de Santa Catarina em homenagem à visita do Imperador Dom Pedro II a Santo Antônio de Lisboa em 21 de outubro de 1845.
A IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS NECESSIDADES
A Igreja de Nossa Senhora das Necessidades foi construída por volta de 1750 em terras doadas por Clara Manso de Avelar, filha de Manuel Manso de Avelar, considerado segundo povoador de Santa Catarina. Ela também é conhecida como Igrejinha de Santo Antônio de Lisboa e é tombada pela Prefeitura de Florianópolis e pelo Governo de Santa Catarina.
PRAIA E GASTRONOMIA
O distrito possui uma bela praia, com vários barcos e de onde pescadores tiram também seu sustento. Eles são os "donos" da praia pois o banho de mar não é aconselhável. Esta é uma praia para ser curtida de outra maneira, ou seja, apreciando visualmente ou caminhando ao longo dela. O local ainda tem um pôr-do-sol privilegiado para se assistir.
Já a gastronomia é repleta de pratos típicos e com grande diversidade de frutos do mar. Além disso, há também uma variedade de cervejas servidas nos diversos restaurantes que o local possui.
PRAÇA GETÚLIO VARGAS
A Praça Getúlio Vargas tem um parquinho cheio de brinquedos de madeira onde as crianças se divertem bastante. Além disso, possui uma academia ao ar livre ideal para idosos.
HORA DE DAR TCHAU!
Chegamos ao fim do nosso passeio virtual e eu realmente espero que você tenha gostado. Quando estiver em Florianópolis, não deixe de visitar Santo Antônio de Lisboa. Tenho certeza de que você vai amar!
Até a próxima, pessoal!!!
Rafael Naso
Fotos: Rafael Naso
Modelos: Beta e Belinha (minhas meninas)
Sites consultados:
https://www.meusroteirosdeviagem.com
https://quasenomade.com
https://www.matraqueando.com.br