Um passeio pela Zona Portuária do Rio de Janeiro
No último final de semana, eu e minha esposa Roberta estávamos pensando em fazer um passeio diferente. Nada de shoppings, nada de ficar enclausurado. Foi então que ela me sugeriu alguns eventos do perfil @dasfeiras, do Instagram. Nesse perfil há diversas feiras, com os mais diversos conteúdos e em vários lugares do Rio de Janeiro.
Verifiquei que havia uma feira na antiga Fábrica da Bhering, no bairro Santo Cristo. Como eu nunca fui lá, queria muito fazer uma visita. Porém, um detalhe importante mudou o destino do nosso passeio: o transporte. Não íamos de carro mas de transporte público, o que incluía metrô e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
Pegamos o metrô do Irajá até a Carioca e lá pegamos o VLT para ir até o Santo Cristo. Quando o VLT passava pela Praça Mauá, foi nesse momento que o nosso passeio mudou. Os museus (Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio - MAR), o porto, os armazéns e os navios deixaram toda a família fascinada e tivemos que parar lá!
A Praça Mauá estava uma explosão de cultura popular: músicos tocando ao ar livre, artistas de rua, inventores e suas engenhocas e espaço... muito espaço para diversão!
Apesar da parada, eu ainda tinha esperanças de ir até a Fábrica da Bhering. Um fato interessante é que o VLT permite que você salte e retorne no intervalo máximo de 01 (uma) hora, no mesmo sentido, sem pagar. É só validar o cartão novamente mas o desconto da tarifa não ocorre.
Como saímos tarde de casa, durante o passeio começou a escurecer e havia possibilidade de chuva, então abrimos mão de ir até a fábrica e estendemos o nosso passeio até a área dos armazéns. Achei muito legal ver um espaço do YouTube lá. Também achei legal ver um grupo de skatistas produzindo vídeos de ação com uma GoPro. Enquanto um fazia manobras, o outro acompanhava toda a movimentação com seu skate também.
Mais uma vez eu volto a dizer. Aquele lugar inspira e transpira cultura. Você se sente motivado a produzir coisas legais com toda arte que existe naquele local. Abaixo eu mostro um pouco dos armazéns e dos graffitis que compõem a paisagem repleta de arte urbana.
Na volta pra casa, voltamos trocando opiniões sobre o passeio e foi muito bom saber que toda a família curtiu. Fiquei com uma vontade imensa de fazer um ensaio lá futuramente. Quem sabe pode ser com você, meu leitor/minha leitora?
A visita à fábrica e outros passeios ficam para uma outra oportunidade. As dicas eu acompanharei no perfil @dasfeiras.
Se você gostou deste artigo e tiver interesse, aqui vão algumas informações relevantes:
Tarifa do Metrô: R$ 4,30 (Fonte: Site Metrô Rio)
Tarifa do VLT: R$ 3,80 (Caso não tenha o Riocard, pode ser adquirido nas estações pagando em dinheiro ou cartão de débito)
Museu do Amanhã: https://museudoamanha.org.br/
Museu de Arte do Rio: http://www.museudeartedorio.org.br/
Perfil do @dasfeiras no Instagram: www.instagram.com/dasfeiras
Perfil da Fábrica da Bhering no Instagram: www.instagram.com/fabrica.bhering